Menu Content/Inhalt

CLIL for CHILDREN

Introdução

A finalidade do projeto C4C – que se iniciou no dia 1 de setembro de 2015 – é apoiar os professores do 1ºe 2º ciclos por meio de um programa de formação completo sobre CLIL. Veja a página do projeto em http://www.clil4children.eu/).

www.clil4children.eu
Survey & Review Guidelines on development and use of CLIL in primary schools A Guide on these topics An E-course for teachers: how to use CLIL methodology in primary ...

 

O acrónimo CLIL significa Content and Language Integrated Learning (Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua) e implica o ensino/aprendizagem de áreas curriculares como Estudo do Meio ou Geografia ou Matemática por intermédio de uma língua estrangeira, ao mesmo tempo que se ensina essa língua estrangeira.  A abordagem CLIL tanto pode ser ativada pelo professor de língua estrangeira (por meio de conteúdos transdisciplinares), pelo professor titular (que usa o inglês – ou outra língua estrangeira – para veicular instrução) ou por ambos, trabalhando em conjunto. A principal caraterística da abordagem CLIL é a sua integração simultânea de aprendizagem de conteúdo e de uma língua estrangeira. C4C usará oinglês como a língua estrangeira a utilizar na abordagem CLIL.

 

Nas últimas duas décadas vários estudos demonstraram que a abordagem CLIL estimula o plurilinguismo e cria oportunidades de aprofundamento de capacidades e competências. Contudo, uma abordagem CLIL eficaz requer uma metodologia específica e a formação dos professores.

 

Atividades e produtos

C4C já realizou:

 

 

·         um estudo sobre o estado da arte sobre CLIL no primeiro ciclo, boas práticas e dificuldades sentidas pelos professores;

·         uma revisão de Open and Educational Resources (OERs)/ Recursos Educativos de Acesso Livre para CLIL, na web, que possam ser usados no 1º e 2º ciclos em abordagens CLIL.


 

Com base nos resultados do estudo e da revisão de OERs, C4C está a desenvolver:

 

·         Linhas de orientação sobre o desenvolvimento e uso de CLIL no 1º ciclo

·         um conjunto de recursos e materiais CLIL materiais e planos de aula para ensinar Estudo do Meio e Matemática em inglês no 1º ciclo

·         um Guia sobre estes tópicos

·         um E-curso (curso à distância) para professores sobre como utilizar a metodologia CLIL no 1º ciclo.


 

Para mais informações, queira contactar: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 
A Parceria

 

O consórcio é constituído por organizações que se dedicam à investigação e/ou formação de professores e por escolas:

·         The Language Center srl em Todi (Itália), www.wellanguage.com: (promotor)

Escolas Parceiras

·         Direzione Didattica, Todi (Itália), www.direzionedidatticatodi.it

·         Direzione Didattica Aldo Moro de Terni, Terni (Itália), www.direzionedidatticaaldomoro.gov.it

·         Szkola Podstawowa nr 199 im. Juliana Tuwima, Lodz (Polónia), www.sp199.edu.lodz.pl

·         Scoala Gimnaziala Alexandru Davila, (Roménia), http://scoala14pitesti.scoli.edu.ro

·         Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão (Portugal), www.aesg.edu.pt

Parceiros

·         Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco (Portugal), www.ipcb.pt

·         Universitatea din Pitesti, Pitesti (Roménia),  www.upit.ro 

·         Uniwersytet Lodzki, Lodz (Polónia), www.uni.lodz.pl

·         Giunti O.S. Organizzazioni Speciali, Florence (Itália), www.giuntios.it